Origem da Artur RamosImagem


Encenador, cineasta, realizador de televisão, actor e tradutor Artur Ramos morreu esta segunda-feira, em Lisboa, com 80 anos de idade.
Foi o primeiro realizador da RTP. Para a televisão encenou e realizou dezenas de peças de autores como Tchekov, Molière, Marivaux, Bernard Shaw, Oscar Wilde, O’Neill, Dürrematt. Entre os portugueses Gil Vicente, António Ferreira, Alfredo Cortez, Sttau Monteiro, Mário de Carvalho. Dirigiu seriados de obras de Fernando Namora, Fernanda Botelho, David Mourão-Ferreira. Para o cinema realizou Pássaros de Asas Cortadas e A Noite e a Madrugada. Encenou na Companhia Amélia Rey Colaço obras de Salazar Sampaio, Augusto Sobral assim como
Harold Pinter (que traduziu em colaboração com Salazar Sampaio). Encenou ainda autores como Samuel Beckett Dias Felizes , Brecht , Vampilov, Simon Gray, John Osborne, Eça de Queiroz, Arthur Miller, Neil Simon, Petter Shaffer. Fundou o Grupo de Acção Teatral e a Companhia do Teatro Maria Matos. Foi crítico de teatro da “Seara Nova” e professor do Conservatório Nacional.

Share To:

Post A Comment:

0 comments so far,add yours

width='100%'/>